confira os feriados de 2025 no rio de janeiro
O ano de 2025 promete muitas folgas e feriados prolongados no Rio de Janeiro! Confira abaixo o calendário completo dos feriados municipais e estaduais, além das nossas dicas para aproveitar cada um deles aqui na Cidade Maravilhosa:
Feriados de Janeiro
- 20 de janeiro (segunda-feira): Dia de São Sebastião (feriado municipal)
- Dica: Aproveite para visitar a Igreja de São Sebastião e participar das celebrações locais. Confira a previsão do tempo, pois esta época pode ter altas temperaturas na cidade. Use protetor solar.
Março
- 3 de março (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo) é ponto facultativo, o que significa que os serviços não essenciais não funcionam neste dia.
- 4 de março (terça-feira): Carnaval (feriado estadual)
- Dica: Participe das festas de rua, desfiles e bailes. Não se esqueça de se proteger do sol e se hidratar bem. Os ensaios técnicos tanto na Sapucaí quanto nas avenidas já começaram! Confira nosso post sobre os ensaios técnicos para o carnaval 2025.
O carnaval de rua do rio de janeiro é perigoso?
Como toda grande cidade, você deve ter alguns cuidados básicos. Durante o carnaval é natural que você esteja em lugares com grande concentração de pessoas, assim, os cuidados são aqueles de sempre: use uma “doleira” para guardar cartões de crédito, celular e outros objetos importantes pra você. Nada de deixar no bolso!
Além do carnaval mais famoso do planeta, a cidade do Rio de Janeiro tem ampla experiência em sediar grandes eventos, como os Jogos Panamericanos, as Olimpíadas, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo, Rock In Rio, Grandes Shows à céu aberto e muito mais. Assim, a cidade já possui uma infraestrutura capaz de atender turistas e moradores. O policiamento é reforçado durante o carnaval, tanto pela Polícia Militar quanto pela Guarda Municipal, que atua no carnaval de rua nos quatro cantos da cidade.
Então, os cuidados para o carnaval são os mesmos de qualquer grande evento em qualquer grande cidade ao redor do planeta, o que não significa necessariamente um Carnaval do Rio de Janeiro perigoso.
Abril
- 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa (feriado nacional)
- 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes (feriado nacional)
- 23 de abril (quarta-feira): Dia de São Jorge (feriado estadual)
- Dica: Participe das celebrações de São Jorge, o santo guerreiro, visitando as igrejas dedicadas a ele:
- Igreja Matriz São Jorge: Rua Clarimundo de Melo, 769 – Quintino Bocaiúva, Rio de Janeiro. Tradição: A celebração começa na madrugada com a Alvorada Festiva, onde milhares de fiéis se reúnem para uma missa solene e queima de fogos. Durante o dia, há missas campais, procissões e a tradicional Cavalgada para São Jorge, onde cavaleiros vestidos com as cores do santo percorrem as ruas da cidade. A feijoada é um prato típico servido em diversas barracas e restaurantes, proporcionando um momento de confraternização e alegria3.
- Igreja de São Jorge: Rua da Alfândega, 382 – Centro, Rio de Janeiro. Conhecida por suas celebrações animadas e devotas.
- Dica: Participe das celebrações de São Jorge, o santo guerreiro, visitando as igrejas dedicadas a ele:
Junho
- 19 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)
- Dica: Visite as igrejas e participe das procissões. As ruas são decoradas com tapetes coloridos feitos de serragem, flores e outros materiais, criando uma atmosfera de devoção e beleza.
Setembro
- 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil (feriado nacional)
- Dica: Participe das celebrações patrióticas e visite pontos turísticos históricos, como o Museu Histórico Nacional. O clima está mais fresco, perfeito para atividades ao ar livre. Nesta data acontecem os tradicionais desfiles na Av Presidente Vargas, com marcha, banda marcial e parada de veículos militares.
Outubro
- 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
- Dica: Visite igrejas e mosteiros dedicados à Nossa Senhora Aparecida. O clima está ameno, ótimo para passeios e visitas culturais. Também é uma excelente oportunidade para visitar o Cristo Redentor, já que normalmente há uma missa celebrada na Capela de Nossa Senhora Aparecida, aos pés do monumento mais famoso do Brasil.

Novembro
- 2 de novembro (domingo): Dia de Finados (feriado nacional)
- Dica: Visite os cemitérios para prestar homenagens aos entes queridos. Muitos cemitérios do Rio de Janeiro têm arquitetura histórica e são locais de grande beleza e reflexão.
- 15 de novembro (sábado): Proclamação da República (feriado nacional)
- Dica: Visite museus e espaços históricos para aprender mais sobre a história do Brasil. O Museu da República, localizado no Palácio do Catete, é uma excelente opção.
- 20 de novembro (quinta-feira): Dia da Consciência Negra (feriado nacional)
- Dica: Explore a Pequena África e o Instituto dos Pretos Novos para entender a rica história e contribuição dos afro-brasileiros:
- Pequena África: Localizada na região da Saúde e Gamboa, é um reduto cultural que celebra a herança africana. Passeie pelo Cais do Valongo, recentemente reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
- Instituto dos Pretos Novos: Rua Pedro Ernesto, 36 – Gamboa, Rio de Janeiro. O instituto preserva a memória dos escravizados que chegaram ao Rio. Participe de visitas guiadas, exposições e palestras.
- Dica: Explore a Pequena África e o Instituto dos Pretos Novos para entender a rica história e contribuição dos afro-brasileiros:
Dezembro
- 24 de dezembro (quarta-feira): Véspera de Natal (ponto facultativo após 14h)
- 25 de dezembro (quinta-feira): Natal (feriado nacional)
- Dica: Aproveite para celebrar com a família e amigos. Visite as decorações natalinas no Centro e nos shoppings da cidade. Participe da missa do galo em uma das igrejas históricas do Rio.
- 31 de dezembro (quarta-feira): Véspera de Ano Novo 2026 (ponto facultativo após 14h)
- Dica: Celebre a virada de ano na Praia de Copacabana, famosa por seus fogos de artifício espetaculares. Há restrição da circulação de veículos neste dia e o bilhete do metrô deve ser adquirido previamente, pois possuem hora marcada para a ida e o retorno.
- Além da famosa praia de Copacabana, a prefeitura do Rio promove shows e queima de fogos em outros pontos da Zona Sul, além de outros pontos das Zonas Norte e Oeste, como o Piscinão de Ramos, a Igreja da Penha, o Parque Madureira, o Parque Suzana Naspollini, a orla da Barra da Tijuca, Recreio e Sepetiba.